header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Evolução para empreender

Para você se tornar um empreendedor de sucesso os passos são simples, lentos e terão resultados duradouros na medida em que você conseguir observar, repetir, incorporar e internalizar. Vamos ver isso passo-a-passo. 

A primeira etapa de qualquer aprendizado é saber o que se quer aprender. Vendo a prática de comportamentos empreendedores nos outros, estamos ajudando você a passar pelo primeiro passo. Aqui neste blog postamos constantemente o reconhecimento de comportamentos empreendedores em outras pessoas. Semanalmente descrevemos a situação, a dificuldade, a atitude que o empreendedor tomou e como esta atitude representa um comportamento empreendedor. Este seria o primeiro passo no processo.

 

Reconhecer um comportamento empreendedor significa que você já sabe como ele é feito, por que ele é feito, quando ele é feito e com que objetivo ele é feito. É o primeiro passo no processo de incorporação: saber do que você está falando, saber do que você está praticando, saber por que as coisas estão acontecendo desta forma.

 

Este não é suficiente, é claro, precisamos passar então para o segundo passo: é reconhecer em você, quando você está praticando um comportamento empreendedor. Conseguir reconhecer em suas histórias esses comportamentos e atitudes formas de enfrentar dificuldades é o começo da segunda etapa. Certamente quando você ler nossos posts em que eu descrevo comportamentos empreendedores em outras pessoas você é capaz de dizer: mas isso eu já fiz. Isso significa que você já teve comportamentos empreendedores mas não o fez de forma consciente. Estar consciente desses comportamentos é o segundo passo para você então passar para a internalizar a ação, saber o que você está fazendo e fazer de propósito. Não existe acidente nas atividades de empreendedores, tudo tem uma intenção, tudo tem um objetivo.

 

O terceiro e último passo do processo é você fazer esses comportamentos de maneira automática internalizado. Entre o segundo e o terceiro passo é preciso determinação. A mesma que os fisiculturistas tem em seu objetivo de aumentar seus músculos na academia.

O processo é de repetição e de intensificação dos exercícios. Funciona da mesma forma em comportamentos empreendedores, é preciso praticar muito e constantemente para então poder fazer sem pensar, automaticamente. 

2022-05-05-2_pexels-ivan-samkov-4164845

Foto de Ivan Samkov no Pexels.

Para quem já aprendeu a dirigir automóveis isso é bem claro. Primeiro se vê os outros fazendo e desta forma se busca entender o que está sendo feito. Depois vem a auto escola, quando você vai ter que gerenciar todos os parâmetros, aceleração, frenagem, troca de marchas e sinalização. São muitos, mas aos poucos a prática constante faz com que se torne mais fácil. Quando o comportamento foi internalizado, se faz sem pensar, automaticamente.

 

A consciência, a constância e a determinação são as formas de se atingir o sucesso. Defina o sucesso e persiga ele de forma obstinada. As competências e os comportamentos empreendedores são de domínio público, servem para empreender em qualquer área, podem ser acessadas por qualquer pessoa. Faça sua escolha, trace seu caminho e colha seus resultados. Persistência e comprometimento ajudam a chegar lá.