header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Obstáculo significativo!!??? Não para empreendedores!
Foto de Nextvoyage no Pexels

Observar comportamentos empreendedores nos outros é quase um vício depois que a gente conhece os mesmos. Este post vou descrever um deles que observei em um colega. Ramon viaja de moto e faz mantém um site e um canal do youtube (born to be uai) com entrevistas e vídeos de várias viagens, com depoimentos de motociclistas, cobrindo eventos. No verão de 2019 ele esteve em SC e fez uma série de entrevistas com mulheres motociclistas e desta forma eu conheci o rapaz. Este ano ele estava em SC novamente e fui encontrar com ele para atualizar novidades e dar um rolezinho com o colega. Foi quando ele me disse que tinha quebrado o pulso e que estava mais difícil pilotar.

Os indícios de um comportamento empreendedor já estava bem claros para mim, mas eu segui fazendo perguntas. Primeiro aquela coisa básica: como assim braço quebrado e pilotando? Ele falou que era o pulso e que estava a 5 dias sem pilotar. Mas evidente que uma fratura não seria consolidada em 5 dias e isso não seria repouso suficiente para o caso. Ramon mora em Minas Gerais e estava em viagem de férias em SC. Evidente seria pensar que quando ele caiu e quebrou o pulso a viagem seria encerrada.  Mas a motivação de Ramon era mais forte. Ele teve que fazer ajustes em sua viagem sim mas o mais importante foi decidir continuar e para tanto outras habilidades foram necessárias.

O pulso que Ramon quebrou foi o esquerdo, aquele que na moto é responsável pela embreagem e que é acionado a cada troca de marcha. É um grande esforço pois a alavanca não é curta. Mas quem anda de moto sabe que não é necessário usar a embreagem, e com o “tempo certo” (este “tempo certo” não é tão evidente assim), você pode trocar a marcha sem acionar a embreagem. Isso resolveria muito das dificuldades que Ramon estava passando em pilotar com o pulso quebrado. 

Pois foi isso que ele fez desde o início. Ele caiu em São Bento e foi pilotando até Blumenau quando identificaram a fratura. A dor já tinha feito ele evitar a embreagem e ele foi tendo que colocar em prática todas as habilidades de reconhecer o tempo certo. A motivação dele para não interromper a viagem, chamar o seguro e voltar para casa? Seu projeto de entrevista com mulheres motociclistas estava na segunda temporada. Na viagem ele encontra as mulheres e entrevista cada uma delas. Em março, mês do dia internacional das mulheres, ele publica um vídeo por semana. Ano passado foram 35 mulheres, Este ano ainda está rolando mas com a nossa ajuda ele acabou fazendo mais 11 entrevistas das amigas que me foi possível achar em janeiro.

Foto de Javier Aguilera no Pexels

Para vencer um obstáculo é preciso ter uma motivação. Um motivo para a ação. Certamente que não foi como ele queria, havia planos de passar em Londrina, onde tem muitas pilotas, para seguir fazendo entrevistas. Esta parte da viagem ele ajustou. Ele ajustou trajetos para evitar serras ou estradas de chão, sem pavimento. Ele fez o melhor que pode com aquilo que ele tinha e venceu as dificuldades. 

Empreender é para todos, e todos fazemos isso o tempo todo. Minha proposta é fazer com que seja mais fácil reconhecer e praticar.

Empreendedorismo resolve problemas, de diversos tipos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *