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Empreendedor de Propósito

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Mulher motociclista
Foto de Born to be Uai

Contando uma história é fácil de reconhecer a prática de comportamentos empreendedores. Neste post vamos falar sobre o primeiro comportamento da competência de Persuasão e Redes de Contato. Este comportamento indica de o empreendedor de sucesso “Utiliza estratégia deliberada para influenciar ou persuadir pessoas”. Vou contar uma história vivida por mim mesma, com minhas amigas do grupo de motocicletas. Sou motociclista, todos sabem. Visando aumentar o grupo de praticantes eu faço um trabalho permanente de convencer mulheres a entrarem ou a perder o medo da motocicleta.

Manter este objetivo exige permanente ações para que elas acreditem em si. Para que elas se empoderem e criem coragem para tornar seu sonho realidade e com isso estabeleçam um plano para atingir a meta. O maior objetivo é colocar estas mulheres em ação, ativas elas atingem todos os seus objetivos e passivas só podem lamentar seus destinos. Em março de 2019 uma série de vídeos vinha sendo postada por um parceiro.

Ramon havia feito entrevista com 37 mulheres e estava publicando semanalmente vídeos com as histórias dessas meninas. Cada história contava as superações as dificuldades e tudo que elas tinham ou que tiveram que enfrentar quando iniciaram no mundo da motocicleta.

Eu achei todos os vídeos muito inspiradores e acreditei que eles poderiam inspirar outras pessoas. assim eu estabeleci minha estratégia. Ramon publicava todos os sábados um vídeo com o depoimento de algumas mulheres. Eu sabia que em algum destes vídeos estaria o meu depoimento e o de minhas amigas. Acompanhei semanalmente a publicação durante todo o mês de março. Quando a coleção estava completa passei a publicar o link dos vídeos, desta feita fiz publicações todos os dias, no grupo de whatsapp de meu moto grupo.

Eu sabia que lá algumas meninas estavam com vontade de começar a pilotar moto mas faltava alguma coisa para estimular, para pôr em prática, para sair do sonho e estabelecer uma meta, para agir para reduzir riscos e controlar resultados, para colocar em prática tantos comportamentos empreendedores que fazem com que as competências colaborem para que você realize as suas metas. Eu estava trabalhando para gerar um motivo para ação, uma motivação.

Motivações são internas, são individuais. Não somos capazes de gerar motivação nos demais mas apenas estimular, influenciar. É como regar uma semente esperando que ela brote. Esperar que estes estímulos façam o efeito na motivação interna de cada pessoa.

Na prática minha estratégia funcionou da seguinte forma. Publiquei a cada dia um vídeo. No total eram sete vídeos. Logo depois de ver o primeiro vídeo já percebi que Silvia tinha ser estimulado com as histórias de superação das meninas. Tudo indicava que ela seria uma das pessoas que seria cooptada para o mundo da motocicleta. Seu marido já pilotava e ela era uma garupa firme frequente e presente. Vale lembrar que em nosso moto grupo já houveram outras histórias semelhantes de mulheres que foram estimuladas pela presença de mulheres pilotando e acabaram transformando seus sonhos em metas e atingiram as mesmas. No segundo dia Silvia publicou novamente uma reação positivas às novas histórias de mulheres e suas conquistas com as motocicletas.

Foto de Born to be Uai

Eu observava a situação e via que minha estratégia estava atingindo pelo menos uma pessoas e agindo em sua motivação. A semana inteira foram publicados vídeos e o último tinha a história de 4 pilotas de nosso moto grupo. A última etapa da estratégia contemplava um convite das amigas mais chegadas para Silvia partir para a ação e parar de sonhar, para começar a realizar.

Os efeitos foram positivos, Silvia fez matrícula em uma autoescola na mesma semana. Passou por inúmeras dificuldades, cair, ralou, frio na barriga. Enfrentou todas as dificuldades e elas não são poucas. Esteve perto de desistir, quem nunca?  Hoje ela pilota, tem sua própria parceira: a Pantera Negra. E apresenta sua história de superação para contribuir para novas conquistas.

Minha estratégia deu muito certo. E você? o que você quer e qual estratégia você pode estabelecer para conseguir seus resultados?

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