header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Crise e oportunidade
Florianópolis em quarentena - Foto de NSC TV

Crise e oportunidade

A crise é para todos, não temos como separar, estão todos dentro da mesma sociedade. Mas em toda crise existe uma fonte de oportunidades e a oportunidade só vai identificar quem sabe empreender. Olhar o problema como um todo, considerando as diversas óticas, é uma maneira de buscar oportunidades.

Estamos vivendo uma crise mundial relativa a contaminação por vírus (corona). Inúmeras dificuldades estão surgindo. Em cada uma delas estão escondidas muitas oportunidades. O símbolo da escrita japonesa (kanji) que representa a crise também significa oportunidade. Com as diversas situações inusitadas que temos que viver podemos perceber como o empreendedorismo e suas competências ajudou a resolver problemas.

A redes sociais são um instrumento útil, rápido e eficaz para a mobilização, ainda que possam existir alarmes falsos (fake news).

Todas as competências empreendedoras que abordamos neste blog podem ser usadas de duas formas e a diferença entre elas não é muito simples de identificar. Falamos de um lado obscuro, para quem é starmaniaco como eu… o lado negro da força. Identificar ambos os lados vai ficar mais fácil se a gente usar casos na prática.

Quero falar primeiro sobre o uso indevido da competência de busca de oportunidade iniciativa. A diferença está entre o oportunista e aquele empreendedor que aproveitou uma oportunidade. Em meio à crise do coronavírus é possível identificar facilmente o Oportunista. Desde o dia 17/03/2020  já vemos em algumas manchetes de jornal farmácias sendo fechadas porque estavam praticando os preços abusivos na venda de álcool gel. Este é um item que tem sido disputado pois foi recomendado como meio de prevenção. Assim seu consumo subiu e aparece ai uma tentação o preço. Mas a que preço? Este item é recomendado para a manutenção da higiene a prevenção da contaminação. É abusivo aquele que sabe que algo está sendo procurado muito acima do normal querer aproveitar essa oportunidade e cobrar um preço acima daquele praticado anteriormente. Este é o caso mais típico de um oportunista. As autoridades conseguem perceber e conseguem mesmo punir quem está praticando este tipo de atividade. Este é um extremo daquele que resolve fazer da oportunidade algo desleal e usar aquilo que chamamos o “lado obscuro da força”. A competência pode ser usada tanto para crescer sua confiança no mercado quanto para diminuir sua imagem e o oportunismo é o lado obscuro.

Foto por PixaBay no Pexels

Mas vamos falar sobre uma boa oportunidade: em meio à crise de isolamento e quarentena as entregas de mercadorias se tornaram mais procuradas, serviço de entrega podem fazer desta crise uma oportunidade para se organizar. Já encontrei motoboy usando máscaras para manter sua atividade e auxiliar na logística necessária para o isolamento. Aplicativos de jogos passam a ser mais procurados, tempo excedente dentro de casa faz o usuário procurar mais este serviço. Thai é uma empreendedora e dela vou contar um caso, na prática. Ela mora em San Francisco, na Califórnia e , 24 horas após um dos frequentes terremotos na cidade de San Francisco, Thai estava com um estoque de camisetas onde estava escrito “eu sobrevivi ao terremoto do dia x/xx/xxxx em San Francisco”. Aquela era uma ocasião única e Thai trabalhou a noite toda para gravar a tela e imprimir (silk) as camisetas. Thai aproveitou uma oportunidade, as farmácias fechadas demonstraram oportunismo. A competência é a mesma, a intenção faz a diferença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *