header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Motivo e necessidade, que dupla estimulante!!!!
Foto por Anne Kruse no Pexels

Tem uma fábula de empreendedorismo que costumo explorar para explicar como a motivação depende da necessidade. Desconheço o autor e me desculpo por isso, parece ser dito popular. Se algum leitor souber o autor adicione um comentário e eu agradeço.

Conta a fábula que: 

Um rapaz que abastecia seu veículo no mesmo posto sempre que viajava para aquela cidade.
O rapaz olha para o carro e diz:
– Senhor, por favor, encha o tanque para mim.
O senhor começou a encher o tanque.
Enquanto fazia isso, o motorista avista a reação de um cachorro que chorava e parava, chorava e parava.
O motorista, perturbado com o fato, pergunta ao senhor:
– Esse cachorro é do senhor?
– Sim – respondeu o senhor.
– Então me responda por que ele chora e para, chora e para?
O senhor responde:
– É porque ele está sentado em um prego.
– Então por ele não levanta e sai dali? – indaga o rapaz.
– É porque, aparentemente, o prego não o machucou o suficiente para ele tomar a iniciativa de se levantar – responde o senhor.

A necessidade precisa ser forte para fazer aparecer os motivos para a ação. Sabemos que podemos suportar muita coisa, sabemos que somos resistentes, mas isso, como quase tudo na vida, precisa ser dosado.

Vamos ver como isso se traduz em prática? Sempre que se ouve uma queixa, uma reclamação devemos nos perguntar “onde está o prego” que está fazendo a gente reclamar. Em seguida, identificado o que está incomodando, você precisa saber o quanto este incômodo é suportável ou não. E finalmente a pergunta é: como eu posso mudar a situação para que este “prego” saia da situação.

A iniciativa está ligada à motivação, a motivação está ligada à necessidade. 

Por esta razão se encontra empreendedores mais facilmente entre aqueles que passam por dificuldades tais como a migração de países - exemplos disso são a migração italiana no início do século XX e o exílio da população Síria em direção à Europa no século XXI. É notório o comércio gerado por turcos e libaneses assim como a presença de coreanos nas confecções nos grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro. O mesmo para os chineses e as lavanderias.

Estas populações sofrem pela mudança de país e acabam se agrupando para vencer dificuldades. Elas trazem uma expertise e por isso acabam fazendo coisas semelhantes formando um núcleo produtivo. 

Menos reclamação e mais reação. Dificuldades todos tempo. Cada um com o seu “prego”. O olhar empreendedor sempre visa superar dificuldades e dar menos importância para elas. A iniciativa parte da necessidade e por isso sempre se pergunta: qual a sua meta e porque ela faz sentido para você? É no sentido da meta que mora a necessidade que vai ser atendida.

Acelino Popó de Freitas não tinha como meta ser campeão de box. A motivação para seus treinos e sucesso era o desejo de comprar uma casa para sua mãe. Foi este o motivo que o fez treinar e superar obstáculos, chegando a ser campeão de sua categoria no box. Ser campeão foi apenas um meio para atingir seus motivos e atender às suas necessidades.

Foto por PhotoMix no Pexels

Se pergunte, do que você precisa? definir isso claramente pode ajudar bastante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *