header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Empreender para sobreviver
Foto por Startup Stock Photos no Pexels

Em tempos de quarentena fico pensando como cada um de nós, isolados ou em pequenos grupos (família). Confinados em espaços reduzidos e privados de liberdade. Como será que se está reagindo o agindo neste período em que temos que ficar em casa. A quarentena imposta por decreto de governantes e as orientações da Organização Mundial da Saúde representam um obstáculo significativo mencionado no segundo comportamento da competência de persistência.

Esta é uma das competências que precisa ser acionada para superar os desafios. Este obstáculo impõe desafios imensos a diversos setores da economia e só o tempo nos dirá como eles irão superar ou se irão sucumbir. Observo a clínica de fisioterapia que frequento ter seu faturamento reduzido em 90%. Como sobreviver a isso? Caso extremo é da papelaria e mesmo a floricultura que foi completamente fechada e eles têm mais de 5 empregados. Não voltarão a abrir antes de 21 dias sem operar, sem faturar, sem girar as contas (escrevo este post no 15º dia de quarentena). Já dá para perceber novas rotinas resultantes das novas condicionantes. A farmácia aumentou a distância entre o balcão e o local onde fica o cliente. O posto de gasolina e o supermercado instalou placas de acrílico ou acetato isolando os caixas do cliente. De uma hora pra outra tudo muito diferente e esta é uma situação de crise que nos oferece também várias oportunidades. O mais óbvio é o aumento de produção de máscaras, o uso de álcool para limpar mãos e superfícies. Acredito em um impacto mediano nos serviços de entrega tendendo a ser mais usados.

Na prática e no cotidiano: Eu uso, em minha casa, uma das ferramentas da competência de planejamento e monitoramento sistemático para ajudar a ter algumas referências de atividades que quero realizar em um dia. Penso que ter muito tempo livre requer mais organização pois, neste caso, se pode ter muito tempo perdido também. Começo o dia listando com muitos detalhes tudo que eu gostaria de fazer naquele dia. Não se trata de uma lista mental, mas de uma lista escrita e que vou usar para “guiar” as atividades do dia. Incluo nessa lista coisas bastante simples como retirar o lixo, lavar a roupa, preparar algum prato para congelamento, o cardápio que planejo para almoçar (seja cozinhando, descongelando ou pedindo por aplicativo) ou arrumar uma gaveta ou escrever um post no blog. A cada dia incluo mais detalhes nessa lista e tenho achado bastante interessante o resultado. Tem acontecido de antes mesmo da metade do dia todos os itens terem sido executados. Com uma coleção de listas já consigo perceber padrões e percebo que posso melhorar o meu desempenho em algumas das tarefas.

Foto de PixaBau no Pexels

A coleção de listas representa uma forma de “por na prática” o terceiro comportamento da competência de planejamento e monitoramento sistemático: mantém registros e os utiliza para tomar decisões. Estamos todos submetidos a uma quarentena. Esta é uma situação que não é confortável para ninguém e estou buscando elementos para manter ritmo sanidade produção resultados. Tenho sempre o empreendedorismo como motivador, um objetivo sempre ativo, as ideias sempre soltas para buscar novidades e assim seguimos buscando o futuro e construindo ele agora.

Qual a sua lista de tarefas que você pode se impor? Para assumir o controle eu preciso me controlar, me dar ordens e me conduzir para minhas metas, mesmo diante dos obstáculos. Persistência e Planejamento, fica aqui a dica, competências para ajudar nas crises e na quarentena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *