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Empreendedor de Propósito

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Procedimentos para melhoria
Foto por Christina Morillo no Pexels

Empreender exige sempre ações, e pensar nas ações é a melhor forma de obter bons resultados. Sempre podemos ver nas ações as práticas de comportamentos empreendedores. Não é difícil reconhecer os mesmos. 

Vou descrever a seguir um caso em que foram desenvolvidos novos procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo ou que atenda padrões de qualidade previamente combinados. O terceiro comportamento da competência de exigência de qualidade e eficiência. Na situação que vou descrever não é possível ver o procedimento sendo desenvolvido mas dá para perceber claramente como ele estava sendo aplicado na prática em uma interação entre um funcionário e o cliente.

Estava em uma farmácia, esperando minha senha e observei a menina do caixa explicando para uma cliente de mais idade as vantagens do uso do aplicativo. Vale lembrar que estou escrevendo este post em meio à pandemia de 2020 e o grupo de risco mais afetado pela doença é dos idosos.

Ela usava excelentes argumentos para explicar porque seria melhor fazer uso do aplicativo para comprar na farmácia. Este é um novo procedimento que ganhou muito valor em um período em que o distanciamento social foi necessário para conter uma epidemia. A equipe de vendas da farmácia elaborou um aplicativo que permite aos cliente fazer seu pedido, efetuar o pagamento e agendar a retirada. Com este novo procedimento a permanência do cliente na farmácia se reduz e pode até ser eliminada se considerar o serviço de entrega. 

Idosos fazem uso de medicamento de uso contínuo e isso leva os mesmo a frequentarem farmácias. A quarentena já passou dos 60 dias e isso fez com que os medicamento precisassem ser repostos para a manutenção da saúde. Ou seja, o grupo de idosos vai ter que buscar uma forma de adquirir estes medicamentos, e indo às farmácias podem ser expostos à contaminação.

As circunstâncias fizeram com que o supervisor de vendas reagisse. Pensando em preservar o isolamento preconizado foi necessário buscar alternativas viáveis. O aplicativo tornou tudo mais fácil pois ligações telefônicas eram lentas e imprecisas e o whatsapp requer a alocação de mais de um funcionário para dar vazão aos pedidos. 

A funcionária do caixa foi calmamente argumentando com a idosa.  Primeiro perguntou se ela usava com frequência aqueles medicamentos. A cliente explicou que sim e que ela fazia a compra também para o marido. Uma vez confirmado o uso contínuo então ela explicou como fazer para efetuar o pedido sem sair de casa, usando o aplicativo. Ela mostrou como ela a imagem de “rosto” do aplicativo para facilitar a instalação do mesmo no celular.

Foto por Pixabay no Pexels

 E finalizou demonstrando a vantagem de ser atendida rapidamente quando vier à farmácia para retirar seu pedido, dando ênfase ao fato de que ela estaria se expondo bem menos ao risco de contaminação e assim ela estaria preservando sua saúde.

Não sei dizer se aquela idosa vai fazer uso do aplicativo mas com certeza o procedimento desenvolvido é coerente com as necessidades do mercado e representa um diferencial de cuidado e atenção com seus clientes. O trabalho fica mais fácil para a farmácia e melhor para o cliente. O empreendedorismo ajuda a todos a melhorar o serviço, os produtos e a produção.

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