header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Expandir sempre
Foto de Engin Akyurt no Pexels

Quando a gente conhece as competências e os comportamentos empreendedores, é impossível deixar de ver. Isso faz com que quase todo o tempo eu consiga identificar pessoas agindo para empreender. Por vezes, conhecendo a situação do mercado fica mais evidente ainda. Neste post vou fazer uso de mais um caso prático, afinal empreender na teoria não existe, pois só se empreende em ação. Agindo, e para tanto a gente parte para a prática muito rápido e ela serve para confirmar toda a teoria que explica o funcionamento de pessoas empreendedoras. 

O caso de hoje é de uma ação de expansão do negócio para nova área, produto ou serviço. O segundo comportamento da competência de Busca de Oportunidade e Iniciativa.

Semanalmente vou a uma feira onde eu compro mantimentos para a casa. Trata-se de duas barracas, uma de queijos, salame e biscoitos e outra de frutas legumes e verduras. Na última quarta-feira quando cheguei lá observei que havia mais alguém oferecendo produtos. Nesta semana tinha uma terceira opção. Um senhor estava com seu avental, com uma caixa de isopor e com cardápios impressos com as opções congeladas de pratos. Era algo diferente e cheguei perto e fui matar minha curiosidade. 

As opções eram variadas e estavam embaladas e congeladas de pratos sofisticados, elaborados, que atingem a grupos específicos. Haviam opções veganas, fitness além das tradicionais massas e lasanhas. Comecei a conversar com Otávio e percebi várias atitudes nele que indicam se tratar de um empreendedor agindo para manter seu negócio. Ele era um chef de um buffet que atende normalmente a festas e reuniões, inaugurações enfim, eventos festivos. Vale lembrar que estamos com mais de 60 dias de quarentena para reduzir os riscos de uma pandemia. As atividades fins do negócio de Otávio estão todas suspensas. Esta condição do mercado causou grande impacto no faturamento do seu negócio e ele se viu obrigado a agir. O ponto de partida é a suspensão de reuniões comemorativas, sem a menor dúvida este é um obstáculo significativo. Mas então podemos observar como as competências empreendedoras se entrelaçam e buscam umas as outras. Agir diante de um obstáculo significativo é o primeiro comportamento da competência de Persistência. Mas para agir diante de um obstáculo significativo Otávio se viu obrigado a expandir para nova área de vendas, este o segundo comportamento da competência de Busca de Oportunidade e Iniciativa. 

Foto de Malidate Van no Pexels

A infra-estrutura para fazer os pratos estava a disposição de Otávio e o congelamento faz parte do processo produtivo. Insumos, embalagem, pessoal, armazenamento estavam já equacionados. O processo não foi alterado, a qualidade já era atestada com inúmeros clientes e anos de atuação. A expansão que Otávio fez foi de busca de novo mercado, uma alternativa para o fato de não serem permitidos eventos. Na feira ele encontrou curiosos como eu. Eu vi também ele anotando pedidos para as próximas semanas uma vez que seu cardápio era bastante variado e ele não tinha todas as opções a pronta entrega. Assim Otávio estava contornando sua dificuldade e abrindo novas frentes de trabalho. Novos procedimentos foram necessários como a introdução de uma lista de pedidos, lista dos pratos disponíveis, aceitação de cartão para pagamento. Todos ajustes pequenos para atingir o novo mercado. Existe a possibilidade de, finda a quarentena, ele manter esta nova fonte de faturamento para sua empresa. E assim seguir tocando seus negócios fazendo uso de competências e comportamentos empreendedores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *