header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Prática empreendedora
Foto de Breakingpic no Pexels

A melhor maneira de aprender alguma coisa é olhar os outro fazendo e vendo aquilo que dá certo. O erro dos outros é muito barato e o acerto é uma enorme fonte de aprendizagem. Depois de olhar como se faz a gente tem mais coragem de fazer igual. No caso dos empreendedores nem é tão difícil assim pois existem empreendedores em todos os cantos e depois que você descobre um você pode passar a observá-lo constantemente. Ele é uma fonte constante de casos reais de competências empreendedoras sendo colocadas em prática. O exercício é saber reconhecer qual dos comportamento está sendo colocado em prática.

Neste post vou usar como exemplo uma fisoterapeuta a quem entreguei o cuidado de meu corpo já faz mais de dois anos.

Sara precisa atrair clientes para sua clínica. Ela está constantemente buscando diferenciais. As atitudes empreendedoras sempre cercaram a vida de Sara pois ela sempre precisou se manter sozinha, sem apoio financeiro de seus pais. A necessidade é um fator chave para se desenvolver comportamentos empreendedores. Ela motiva para a ação e faz aparecer o empreendedorismo por necessidade. 

Na história de Sara ela já vendeu quase de tudo: Avon, Jequiti, Forever, Herbalife, outro, prata, roupas, comida, o que quer que fosse possível gerar renda para ela se manter e manter sua faculdade. Sara trabalhou durante toda a faculdade para pagar suas contas.

Hoje ela é uma profissional e montou a pouco mais de um ano a sua própria clinica de terapias. Neste projeto acompanho Sara desde seu início. Vejo ela colocando em prática constantemente seu espírito empreendedor.

Vejo ela pensando constantemente em formas de se diferenciar e isso aparece até no aroma. Todo dia pela manhã ela borrifa por toda a clínica um aromatizador com a fragrância de capim-limão. Ela escolheu a fragrância pois leva à tranquilidade, a redução do stress, a sensações agradáveis junto aos seus cliente/pacientes. Mas este nem é o aspecto principal deste post, o perfume da clínica. Nesta ação se pode ver Sara agindo para fazer as coisas melhor, mais rápido ou mais barato. Um comportamento da competência de exigência de qualidade e eficiência.

Em outra ação de Sara vejo ela praticando outro comportamento da competência de planejamento e monitoramento sistemático. Ela mantém registros e os utiliza para tomar decisões. Com os dados apurados ela observou a baixa frequência de paciente no período da tarde. Com base nestes dados ela resolveu oferecer 15% de desconto para aqueles que optarem por fazer suas aulas no período da tarde e assim melhorar a ocupação e oferecer vantagens para seus clientes.

Foto de Ian Panelo no Pexels

E para fechar o blog vamos ver como se pode inovar na área das clínicas de fisioterapias. O que Sara fez para o dia dos namorados? Sara não me decepcionou, ela não fez para o DIA dos namorados, ela montou um pacote especial para todo o MÊS dos namorados. Ela criou um pacote especial de massagem relaxante em casal. Ela preparou a sala de massagem com duas macas, selecionou uma de suas parceiras para fazer a massagem simultaneamente em duas pessoas. Ofereceu a possibilidade de entregar um cartão e fazer um brinde. Decorou as paredes com o tema do dia dos namorados. Separou um canto com taças e champanhe para criar a oportunidade de fazer um brinde do casal. Ela superou as expectativas. 

Me digam se não é para eu ficar observado a Sara todos os dias?!?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *