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Empreendedor de Propósito

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Empreender é persistir
Foto por Malte Luk no Pexels

Neste post eu queria trazer novamente a mesma prática de busca de realidade na atitude empreendedora. Olhar para o outro, olhar para aquilo que dá certo. A melhor maneira de aprender alguma coisa é olhar os outro fazendo e vendo aquilo que dá certo. O erro dos outros é muito barato e o acerto é uma enorme fonte de aprendizagem. Depois de olhar como se faz a gente tem mais coragem de fazer igual. Afinal se ele pode eu também posso. No caso dos empreendedores nem é tão difícil assim pois existem empreendedores em todos os cantos e depois que você descobre um você pode passar a observá-lo constantemente. Ele é uma fonte constante de casos reais de competências empreendedoras sendo colocadas em prática. O exercício é saber reconhecer qual dos comportamento está sendo colocado em prática.

Neste post vou usar o caso de Octávio, dono de uma oficina mecânica que atende a carros importados na cidade de Florianópolis - SC. Considero Octávio um empreendedor típico e que está sempre antenado. Ele se atualiza e mantém apoio digital para seus negócios, imagens, segurança, sistemas de informação e de gestão. Considero Octávio um empreendedor ativo e que sabe dosar as atividades de negócios com as atividades de lazer e de convivência com a família e amigos. 

Ele também sofreu e está sofrendo com os efeitos econômicos da pandemia e do isolamento social. Durante semanas ele foi impedido de trabalhar ainda que seus clientes tivessem necessidade, afinal carros precisam de manutenção e apresentam defeitos que precisam ser consertados. 

Esta semana recebemos uma mensagem de Octávio. “Aproveite, até o mês de agosto, o benefício exclusivo para clientes IMPORTCAR, de busca e entrega gratuita do seu veículo para serviços na nossa oficina. Para nós da IMPORTCAR, a segurança de nossos clientes sempre foi muito importante e um tema prioritário. E preservar a sua saúde e a de nossos colaboradores por meio de medidas preventivas de distanciamento social, faz parte da nossa estratégia.” 

Ele estava claramente agindo diante de um obstáculo significativo. Primeiro comportamento da competência de Persistência. Ele estava se adaptando e criando uma sintonia com o cliente e seu meio e suas dificuldades. E deixou isso claro em sua mensagem. O recurso investido na busca do cliente é de pequena proporção diante das possibilidades de faturamento na manutenção de veículos importados. Na mensagem ele fez um destaque para a preservação da saúde dos clientes e de seus empregados, explicitando a dificuldade que está sendo contornada e dando valor a ela. 

Foto de Negative Space no Pexels

Mas tem mais um comportamento que pode ser observado na mensagem recebida. A parte seguinte da mensagem recebida ainda propunha novas vantagens. Olhem só, a mensagem continua: “E ainda receba mais um benefício especial: na compra de serviços acima de R$ 100,00 ganhe uma higienização do sistema de ar condicionado do seu veículo, feita com máquina de ozônio.” Nesta prática pode-se observar ele oferecendo um diferencial e propondo uma vantagem a um custo mínimo pois a máquina de ozônio ele já dispõe e fazer a mesma funcionar faz parte do plano de manutenção (ela não deve ficar muito tempo parada). Assim ele estava oferecendo o máximo que podia a um custo mínimo para ele. Uma máxima muito usada para se destacar no mercado.

Octávio encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápido ou mais barato. Primeiro comportamento da competência de exigência de qualidade e eficiência.

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