header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Pequenas vitórias, pequenas comemorações
Foto de Hassan Albari no Pexels

O post hoje é sobre agradecer, brindar e comemorar. Empreendedores tendem a ser seres insatisfeitos pois estão sempre buscando alguma coisa. Por definição empreender é agir, é atuar, é fazer acontecer.

Empreendedores são motivados e ativos. De fato se estuda o empreendedor e já foram elaboradas inúmeras teorias mas ele só existe na prática. Esta é uma das razões porque costumo dar muita atenção à questão prática de todos os comportamentos empreendedores que são abordados em nossos posts. Empreendedores são seres naturalmente insatisfeitos pois sua energia se origina nos objetivos que eles estabeleceram e que ainda não foram alcançados.

Esta insatisfação não pode ser confundida e pode ser muito perigosa se ela for super dosada. Se exagerada ela pode ser confundida com descontentamento, insatisfação ou infelicidade. Esta tendência a insatisfação tem como ser neutralizada com a consciência das pequenas metas que vão sendo obtidas anualmente, mensalmente ou mesmo diariamente. Para isso as competências empreendedoras também podem ajudar, em especial a de planejamento e monitoramento sistemático.

Este post vai enfocar então a gratidão, ou seja a capacidade de reconhecer e comemorar o atingimento de objetivos intermediários. Não dá para passar 10 anos trabalhando para então comemorar o atingimento de uma meta. Isso é muito longo e muito pesado. Aqueles grandes objetivos de 10 ou 20 anos podem e devem ser divididos em etapas.

Na prática seria assim, em 5 anos queremos ter nossa sede própria, ou seja, em 1 ano o terreno precisa ser adquirido, em 2 anos o projeto ficaria pronto, em 3 anos a capacidade de construção deve ser equacionada, em 4 anos a obra deve ser concluída e em 5 anos o prédio deverá estar todo equipado. Cada uma destas metas de 1 ano podem ser divididas em subtarefas com NOVOS prazos definidos. Por exemplo, comprar o terreno passa por 1: avaliar a disponibilidade no mercado, 2: avaliar a viabilidade técnica, 3: escolher o melhor ponto operacional, 4: estudar as alternativas fazer proposta de preço, 5: efetivação do contrato e posse para iniciar a confecção dos projetos.

Observe que uma meta de 5 anos passou a ser 5 metas de um ano. Observe também que dentro de cada sub meta você pode estabelecer pequenos objetivos que te ajudam a atingir a GRANDE meta. Dentro dela você pode também colocar objetivos intermediários. Este é o caso prático do primeiro comportamento da competência de planejamento e monitoramento sistemático: empreendedores planejam dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos. Com estes prazos definidos se criam oportunidades de comemorar. Empreendedores tem como comemorar cada uma de suas vitórias.

Foto de Joshua Mcknight no Pexels

O fato de reconhecer e comemorar suas vitórias ajudam também na prática de outras competências empreendedoras como a Independência e Autoconfiança. Quanto mais você comemora seus sucessos mais você acredita em você mesmo e portanto estaremos trabalhando a competência de independência e autoconfiança. A independência e autoconfiança te dá os motivos para acreditar em seus projetos e isso dá força para se manter focado em seus objetivos.

Agradecer ganhos de vendas, agradecer ganhos de novos clientes, agradecer ganhos de fornecedores. Enfim, ganhamos todo o tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *