header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Reconhecendo os Comportamentos empreendedores
Foto de Bich Tran no Pexels

Falamos constantemente em nossas postagens sobre as competências e os comportamentos empreendedores do modelo EMPRETEC. As 10 competências e os 30 comportamentos que praticados com intensidade resultam em melhor desempenho de seus negócios. Trata-se de um modelo teórico e que pode ser observado e confirmado na prática. Por isso é tão importante fazer observações na prática. Por isso vamos a mais uma delas, destas observações na prática do uso das competências empreendedoras.

Claudete será minha empreendedora real que praticou um dos comportamentos empreendedores recentemente. A história contada por Claudete evidencia um caso prático do terceiro comportamento da competência de busca de oportunidade e iniciativa. Empreendedores aproveitam oportunidades fora do comum para começar um negócio, obter financiamentos, equipamentos, terrenos, local de trabalho ou assistência. Ela me contava: na última sexta-feira me desloquei da cidade de Florianópolis até Joinville para conversar com o fornecedor que faz o suporte para o meu site. Foram 180 kms de viagem. Para fazer o deslocamento com tranquilidade Claudete reservou 3h do seu tempo para fazer a viagem sem pressa, considerando estar presente no horário combinado na cidade de Joinville. Já dá para perceber a prática de comportamento empreendedor de planejamento e monitoramento sistemático mas este não é o foco neste momento. Ao chegar à cidade de Joinville Claudete ficou sabendo que o representante com quem ela iria falar havia sofrido um acidente. Devido ao imprevisto, de última hora, a reunião que levaria 2h00 foi cancelada. Restava apenas a opção de retornar para Florianópolis. Ao ouvir Claudete contando a história me apareceu claramente a prática do comportamento empreendedor de aproveitar oportunidade fora do comum para obter alguma coisa. 

Foto de Dominika Roseclay no Pexels

Havia duas semanas que o grupo de amigos de Claudete planejavam fazer uma viagem de moto para um local bastante próximo do local da reunião cancelada. Claudete estaria a frente de um comboio de motos que iria visitar um museu de duas rodas e almoçar no restaurante o lado no sábado seguinte a esta viagem. Ela então teve a ideia de dedicar as 2 horas que haviam sido suprimidas de sua agenda e fazer uma incursão no destino do passeio que seria feito no final de semana seguinte. Ela tinha feito uma viagem que poderia parecer resultar infrutífera e aproveitou a oportunidade para então fazer toda uma avaliação do trajeto. Verificou as condições de estacionamento, o pavimento até o acesso ao restaurante. Calculou como ela poderia orientar o estacionamento de 15 a 25 motos. Claudete chegou ao local do destino do passeio e tirou fotos, verificou o estado de conservação da  pista, aferiu a quilometragem, verificou portão de entrada e portão de saída do estacionamento. Ela levantou todas as informações necessárias e que ajudaram a fazer o planejamento do passeio do sábado seguinte.

Parecia ser uma viagem fracassada mas pode ser feito o melhor com a oportunidade. Foram coletadas informações no local de destino, isso aumentou a segurança e a tranquilidade na condução do comboio. Claudete assumiu o controle e se ajustou à situação imprevista e fez o melhor uso possível do tempo disponível, sem se lamentar pela perda e fazendo bom uso daquilo que ela tinha a sua disposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *