header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Estratégia deliberada e redução de riscos
Foto de Startup Stock Photos no Pexels

Falamos frequentemente sobre comportamentos empreendedores e como eles agem juntos para que os empreendedores de sucesso obtenham resultado. São dez competências do modelo de empreendedores do EMPRETEC e 30 comportamentos, ou seja, formas de praticar as competências e desenvolver elas.

Em cada um de nosso posts gosto de trazer um caso prático, pois teoria empreendedora serve apenas para explicar como funciona mas entender mesmo como é isso na prática só é possível se tivermos uma história para contar.

Estava conversando com Aline, uma amiga que fez parte de um dos passeios de moto que organizo com frequência. Este era um passeio bem diferente que atraiu muita gente e novos pilotos de comboio. Eles sabem pilotar, tem experiência, mas não costumam andar em comboios de moto. Para aumentar a segurança dos deslocamentos existem regras de comportamento em comboio. Aline sabe disso, mas ela tinha convidado o namorado para ir também e ela sabia que ele não tinha experiência em comboio. Ela queria a companhia dele no passeio e aqui podemos ver uma mistura de dois comportamentos empreendedores.

Tinha sido formado um grupo de whatsapp exclusivo para quem iria no passeio e nele foram postados diversos vídeos explicando como são as regras, quais as situações que ocorrem na estrada, quais os sinais para informar todo o comboio sobre problemas na estrada. Todos os vídeos eram educativos e visavam melhorar a convivência entre as 20 motos que estariam no comboio durante mais de 8 horas pilotando.

Lucas ainda não tinha decidido se iria ou não no passeio e Aline resolveu estabelecer uma estratégia para influenciar ele a acompanhar o grupo. Aline selecionou os vídeos que estávamos postando no grupo (seu namorado não fazia parte do grupo) e passou a enviar para Lucas um vídeo por dia. Como se fossem pequenas aulas. A cada dia eles acabavam comentando sobre o conteúdo dos vídeos e Lucas começou a se convencer de que seria uma boa experiência estar no passeio junto a sua namorada.

Na realidade se pode acreditar que Aline estava fazendo uso de uma estratégia deliberada para influenciar seu namorado mas ela também estava preocupada com a segurança na viagem.

Sendo esta a preocupação o comportamento é outro, ele estaria dentro da competência de Correr riscos calculados, age para reduzir riscos e controlar resultados. Para tirar minha dúvida perguntei para Aline porque ela tinha enviado os vídeos. O objetivo da ação mostra muito o que está preocupando o empreendedor. Aline me explicou que ela queria a companhia do namorado mas que ela sabia que ele nunca tinha pilotado em um comboio e isso preocupava ela. Ficou evidente que ela podia estar usando uma estratégia deliberada para influenciar o namorado mas o fundo da ação tinha origem na preocupação com a segurança.

Foto de Lorenzo no Pexels

Se sobra uma dúvida sobre qual competência ou qual comportamento está sendo usado busque o porquê. Qual a razão para entrar em ação, qual o motivo para a ação. Como as ações empreendedoras são articuladas pelas diferentes competências, nem sempre é fácil identificar o que se está usando. Entender o porquê das ações ajuda a entender qual competência é mais forte, se destaca.

No caso de Aline, a redução dos riscos era mais importante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *