header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Vencer obstáculos e melhorar a performance
Foto de Christina Morillo no Pexels

No empreendedorismo prática e teoria andam sempre juntos. Eu diria até que a prática é mais importante do que a teoria. Mas a teoria explica a prática e assim elas seguem juntas nos ajudando a entender e reproduzir o sucesso de empreendedores. Seguimos trabalhando as 10 competências e os 30 comportamentos empreendedores do modelo da ONU. O comportamento que vou destacar neste post é da competência de persistência. Age diante de um obstáculo significativo.

A pandemia e a quarentena pela qual passamos no ano de 2020 ofereceram inúmeras situações em que surgiram obstáculos. Alguns desses obstáculos são mais significativos outros podem até ser ignorados simplesmente. Para uma determinada prática budista o isolamento dificultava o relacionamento entre as pessoas.

O uso de internet e aplicativos para se comunicar foi adotado e determinou novas formas de relacionamento. Pessoas em suas casas estavam escolhendo os cenários onde irão de apresentar para os outros nas reuniões digitais. Observei recentemente o relato de uma grande empresária do ramo de lojas. Ela comentava como a percepção dela mudou, enfrentando as dificuldades impostas pela quarentena no relacionamento com todos os seus empregados. Ela é dona de uma rede de lojas gigante no Brasil com sede em diversas cidades.

Organizada e centralizadora ela faz reuniões constantes com toda sua equipe e até o início da pandemia o fazia por setores. Estar próximo de sua equipe de gestão exigia uma agenda apertada e longos deslocamento por todo o Brasil.

Ela costumava viajar para o nordeste, por exemplo, e reunia lá algumas pessoas de sua equipe. Ela reunia a equipe de 5 estados diferentes e empenhava muitos gastos para manter a proximidade e articulação. De forma presencial ela já buscava otimizar seu tempo reunindo grupos de colaboradores para suas reuniões estratégicas para fazer então suas instruções organizações e articulações. Ela viajava com muita frequência para essas diversas cidades.

Desde o início da quarentena ela se viu obrigada a não se deslocar e pouco a pouco começou a buscar outras formas de interagir pois continuava havendo a necessidade de estar articulada com sua equipe. Lentamente ela acabou fazendo uso de mídias digitais, reuniões virtuais apoiadas pela internet. Ela foi se acostumando com as reuniões digitais e acabou se habituando. Para vencer esta dificuldade ela acabou descobrindo uma enorme facilidade de se comunicar com toda sua equipe de uma única vez. Sem a necessidade de deslocamentos.

Foto de Anna Shvets no Pexels

Retornadas atividades normais tenho certeza que ela jamais retornará a fazer longas viagens com várias equipes para fazer articulação de todo o Brasil. Atualmente ela se orgulha de fazer uma única reunião com toda a sua equipe em todo o Brasil via internet e com isso estará fazendo o melhor uso do seu tempo. O recurso de conexão e interação via internet existe há muito tempo e nunca foi utilizado da maneira como poderia ser. Era desconsiderado por causa da distância entre as pessoas.

Ocorre que o distanciamento agora passa ser uma recomendação saúde. Então surge a necessidade. A mãe de todas as oportunidades. Era necessário se comunicar e não poderia se aproximar. Tudo se tornou mais rápido ficou melhor e ficou mais barato. Esta descoberta, imposta pelas restrições da quarentena, terão consequências no modo de trabalho daqui para frente.

Ela agiu diante de um obstáculo significativo e descobriu novas formas de melhorar seus resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *