header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Agir para planejar
Foto de Energepic.com no Pexels

O princípio de nossos posts é de manter o foco no comportamentos empreendedores, escrevendo  e explorando um pouco mais as diferentes ações empreendedoras, os comportamentos que devem e podem ser repetidos para melhorar seu desempenho no mundo dos negócios. 

A competência de Planejamento e Monitoramento Sistemático sugere uma ação constante, contínua e ininterrupta. Para empreendedores esta competência orienta para a ação contínua de planejar e cuidar para que o planejamento seja monitorado. O mundo dos negócios é mutável e instável, empreendedores precisam ficar o tempo todo atentos à mudança de condições e que podem exigir que a empresa mude também. O caso mais clássico de demora para reagir e que determinou quase a extinção de uma empresa foi o da Olivetti, empresa que produzia máquinas de escrever e que foi profundamente afetada pela introdução de computadores em ambiente de trabalho. 

O primeiro comportamento da competência de Planejar e Monitorar Sistematicamente recomenda que todo planejamento deve ser feito dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos. Como se faz para comer um boi? Cortamos ele em bifes. Assim vamos começar a analisar? Qual é a tarefa de grande porte? Ela vem das metas, mas precisamente do terceiro comportamento de metas quando o empreendedor e estabelece objetivos de curto prazo mensuráveis.

Vamos para a prática, somente com ela podemos reconhecer a teoria. Pode ser bem simples. Considerando sua fonte de renda, Raquel decidiu se presentear com uma motocicleta (claro, é uma de minhas amigas) e fez uma escala de trabalho mais apertada (incluiu mais um evento por mês em sua agenda) por um período igual ao que ela deveria pagar as prestações do financiamento da moto. Ela mudou sua rotina por um período determinado e a cada novo evento ela chegava a comemorar o quanto ela era “mais” proprietária da moto. Foram necessários 12 meses para que ela chegasse ao seu objetivo. Durante este período ela mantinha o controle financeiro para se assegurar de que as parcelas seriam pagas todos os meses. Haviam meses em que ela conseguia também adiantar mais de uma parcela. O mundo dos negócios é inconstante mas pode ser gerenciado com o monitoramento sistemático. Ficar atento é uma das características que traz bons resultados para empreendedores.

Foto de Craig Adderley no Pexels

Planejar dividindo tarefas grandes em subtarefas com prazos definidos, revisar os planos frente aos resultados obtidos, usar registros financeiros para tomada de decisões; considerando resultados obtidos e mudanças circunstanciais. O planejamento é o mapa do empreendedor, é a bússola valiosa, contudo, difícil de ser executado por ser uma função conservadora, que exige pensamento e concentração, e o empreendedor gosta de fazer, de realizar, de estar na linha de frente. Agora, é sabido que os melhores resultados sempre ficam ao lado daqueles que planejam. 

O planejamento depende das informações, depende das oportunidades. O monitoramento exige persistência e comprometimento. Tudo ficará mais fácil se você usar a sua rede de contatos e saber exatamente o que pedir para ela.  

É impressionante ver como este sistema funciona se alimentando e complementando, fazendo com que uma das competências seja fundamental para funcionar a outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *